Tempos modernos  

Posted by: Liz Silveira

Contemporaneidade, evolução tecnológica, rapidez, pós-modernidade. Essas palavrinhas, definitivamente, me assustam. Nunca pensei que, no auge dos meus 21 anos, diria isso mas:

- no meu tempo...
Eu brinquei de boneca até meus 11-12 anos. Sim, tarde ? Tudo bem que saí da boneca direto para o beijo na boca. Aliás, mesmo brincando de Barbie eu também brincava de Salada Mista e Verdade ou Consequência (selinho). Mas não vem ao caso agora. Bem, meu quarto era um verdadeiro paraíso para qualquer criança. Era um quarto rosa, com papel de parede de ursinhos dançando ballet, ventilador rosa-bebê, cortinas brancas e volumosas com dois grandes laçarotes acolchoados para prendê-las durante o dia e deixar o sol entrar. Eram prateleiras e armários de diferentes tamanhos ao redor de todo o quarto, todos guardavam incontáveis bonecas, bichinhos de pelúcia, minha inareditável coleção de Barbies, conjuntinhos de panela e até um fogão tamanho família! Minhas bonecas tinham carrinho de bebê e até cadeirinha para almoçarem ao meu lado. Mas eu também corria, pulava corda e elástico e adorava um pega-pega ou pique-esconde. Gostava mais ainda quando era café com leite, sacaneava todo mundo. Era a melhor na amarelinha e, nas férias de verão, subia em qualquer tipo de árvore com a agilidade de um moleque de rua. Ainda nas férias (morro de saudade dessas férias, da nossa casa, do barulho da buzina do vendedor de pães, do mingau de tapioca, de Seu João, do riozinho que tinha siri, do sorvete na praça, do meu balanço, do cheiro da casa...), eu e meus fiéis escudeiros - os filhos dos nativos ou dos hippies da praça, esperávamos a maré encher para subir nos barcos e brincar de pescadores em alto mar, para o desespero dos meus pais - logicamente. Fora as excursões de bicicleta que eu fazia sozinha com alguma boneca no cestinho ou minhas longas conversas com meu amigo imaginário, o Zé. O Zé era legal, ele comia as cascas dos biscoitos e eu os recheios - minha mãe não poderia contrariar o Zé, né?


Enfim, esse breve resumo foi só para elucidar a minha triste surpresa cada vez que vejo meninos e meninas agindo frequentemente de forma inapropriada. Não que ouvir uma música num IPod ou MP5 da vida seja desaconselhável, refiro-me a outras coisas. Por exemplo, videogame deveria ser uma opção dentre várias outras de diversão, não a única. Quando adultos não têm mais o que fazer e não querem ler livros, estes sim, navegam na internet. Criança não. Criança SEMPRE tem algo para fazer. Cadê os brinquedos criativos e educativos de madeira? Extinguiram-se? E essas meninas de 10 anos que se vestem como mocinhas? Cadê os vestidinhos, os babados, as estampas de bichinhos? Tratamento de estética para meninas de 12 anos? Algumas nem menstruaram ainda! Salto alto só o da mãe, para ficar usando em casa brincando de ser gente grande, sair na rua jamais!
Eu não vejo mais infância. Eu não vejo mais aquelas Xuxas, Elianas, Angélicas ou Maras Maravilhas. Ninguém assiste aos Ursinhos Carinhosos, Os Smurfs ou brincam de pegar anéis enormes e gritar "Terra, fogo, ar, agua: Capitão Planetaaa!". No lugar da Cinderela, A bela Adormecida, A Branca de Neve, A Pequena Sereia e A Bela & A Fera temos Hanna Montanna e High School Musical.
É, tempo bom não volta mais... Tive uma infância incrível ao lado de meus pais e irmãos. Agradeço a eles por terem me ensinado que tudo tem seu tempo e que, um dia, eu entenderia isso. E hoje entendo. Não tenho palavras para agradecer esse berço que tive e tenho. É uma pena que muitos não tiveram a mesma sorte, se todos soubessem o que isso significa não seriam condizentes com esse extermínio da ingenuidade e delícia que é ser criança.
Resolvi escrever este post ao assistir uma matéria sobre as novidades tecnológicas. Achei deprimente observar aquelas coisinhas pequenas hipnotizadas e robóticas em frente a uma tela de plasma.

This entry was posted on 10:30 AM . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

2 comentários

Eu amooo de paixao cada textinho desse blog.. x)
E todo dia venho correndo so para checar todas as novidades, que sempre me arrancam algum suspiro de alegria, ou de saudade..!
obrigada por me proporcionar isso Lizoca!!
um beijo enoooorme!

Eu tb axo um absurdo a forma como as crianças sao criadas hj em dia. que sds da minha epoca era mt diferente!
o mal eh q se n fazemos em ksa fazem na escola ou na rua...

Postar um comentário