Fatal  

Posted by: Liz Silveira




Numa das noites que denomino minhas, só minhas e de mais ninguém, resolvi voltar ao bom e velho costume de alugar um filme e assisti-lo madrugada adentro na companhia de uma bela barra de chocolate ao leite. Ainda na videolocadora, passei o olho rapidamente nas prateleiras hollywoodianas, mas nenhum dos protótipos comerciais mexeram muito com a minha curiosidade... juro que tentei! Enfim, o escolhido foi o recém lançado Fatal, na direção da espanhola Isabel Coixet. Foram quase duas horas de olhos presos à tela da TV, cabeça hiperativa e coração ora acelerado, ora apertado. Não esperava e nem o enredo prometia mas, ao final, sim: uma(s) lágrima(s) caiu(íram), não nego.


Você pode alugar este mesmo filme e não gostar. Ou até decidir rir em vez de chorar. Ou, ainda, dormir impaciente às delongas dos personagens.



Um filme extremamente intimista, cuja produção e roteiro minimalistas narram a vida de um famoso professor de 65 anos - que jamais havia se entregado à paixão - é explorada. De repente, uma jovem 30 anos mais nova aparece em sua vida e quebra todas as regras deste eterno solteiro. Um misto de sedução, romance, ciúme e drama compõem o clima da trama. Mas não é só isso, há muito mais.


Às voltas com o aflorar deste sentimento, antes tão repugante aos olhos do cultíssimo David, percebemos detalhes comuns ao nosso redor. Frases chave como "A beleza está nos olhos de quem a vê" ou "As mulheres bonitas são invisíveis" começam a fazer sentido a partir do momento em que um romance, aparentemente previsível, dá uma reviravolta impressionante. Reviravolta não no sentido de que as situações se invertem e tudo muda de lugar. Refiro-me à real simplicidade do que realmente estava acontecendo entre os dois, mas estereótipos, medos e orgulho os fizeram cegar.


O que me entristesse é que, de todas as resenhas e críticas que li sobre Fatal, nenhuma delas explorou a alma do filme. Todas se restringiram ao clichê da obssessão sexual entre o professor e a aluna. Sim. Isso existe durante todo o filme. Forte erotismo, sentimento de posse doentio... Mas não é isso.


Assistam. Vale à pena para quem se interessa pelos verdadeirs labirintos que são os sentimentos e razões humanas. Agora... se estiver procurando sexo explícito barato, vá a outra sessão. Aquela proibida para menores de 18 anos...





This entry was posted on 3:06 PM . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário