Paralisia mental  

Posted by: Liz Silveira


A cada dia que passa percebo como a sociedade é capaz de influenciar as pessoas. Induzi-las a certas atitudes as quais jamais teriam sozinhas. O pior é que pensamentos e atenções são, infelizmente, voltados para coisas que, a meu ver, são merecedoras de extremo desprezo.
Pobre daquele que passa seus dias falando mal do vizinho, reparando nos defeitos de fulana ou cicrano. Opinando sem ser solicitado, espalhando boatos, ou simplesmente gastar horas do seu dia se preocupando com a vida de quem nem sabe que você existe.
Há dias em que me pego pensando nessas pobres pessoas, aí então quando acordo paro e penso: “Céus!!! Melhor me matar...”
Realmente... Grande e maligna influência da sociedade.
Esse mundinho estereotipado e frágil é o mesmo que luta pelo livre arbítrio. Isso! Aquilo mesmo que aquele Deus nos prometeu, disse que é nosso por direito. Mas os homens contemporâneos, tão sábios e evoluídos, exigem que atendamos a algumas formas de coerção social, como disse Durkheim (agradeço às minhas aulas de sociologia).
Agora, veja bem: a partir do momento em que reprimimos ou estamos sujeitos a diversas sanções, para quê lutar por causas como: “LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE IDÉIAS”, por exemplo? Para quê isso, rapaz... Já que sabemos conviver tão bem com leis e regras? Não é verdade...? Não! Há apenas um comodismo, gentinha sem visão, idéias e coragem. Admiro os revolucionários, os que lutam para ser quem são, ou os que apenas SÃO. Já repararam que todos são sempre bem lembrados? Enquanto aos que se acomodam... Érr... cof cof... Melhor nem falar.
Talvez o que falte nas pessoas para se rebelarem a favor dos seus ideais, por mínimos que sejam, seja confiança. Para exemplificar este sentimento de incapacidade uso a letra da Música Inútil, do Ultraje a Rigor.

INÚTIL
A gente não sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dente
Tem gringo pensando que nós é indigente
Inútil a gente somos inútil
A gente faz carro e não sabe guiar
A gente faz trilho e não tem trem pra botar
A gente faz filho e não consegue criar
A gente pede grana e não consegue pagar
A gente faz música e não consegue gravar
A gente escreve livro e não consegue publicar
A gente escreve peça e não consegue encenar
A gente joga bola e não consegue ganhar

Agora, com uma idéia completamente admirável e sem ligar para nada além dos seus próprios princípios, posto um dito do Marquês de Sade. Um homem tão popularizado... Mas pouco CONHECIDO. Ele diz assim:

"A minha maneira de pensar, você diz, não pode ser aprovada. E que me importa? Bem idiota é aquele que adota uma maneira de pensar para os outros! Não foi a minha maneira de pensar que provocou a minha desgraça. Foi a maneira de pensar dos outros." (Sade)
Bem, espero que possam refletir e procurar entender comparando os dois extremos. Minha intenção foi somente compartilhar meu ponto de vista (que em meio a tanta confusão de ideais às vezes também se perde), afinal de contas, TUDO é ponto de vista... rsrsrsrs!

This entry was posted on 2:24 PM . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

2 comentários

Amei amiga!

intiresno muito, obrigado

Postar um comentário