Nostalgia aromática  

Posted by: Liz Silveira



Tem pessoas que são ótimas fisionomistas, já outras decoram o nome de todo mundo. Mas há aquelas, como eu, que sabem exatamente o cheiro de cada um; cada data; cada lugar...

É incrível o poder que os aromas exercem sobre nós. Basta um simples transitar numa rua qualquer para que, de repente, um ser dentre tantos outros, desperte-me a sensação de ter alguém ali que já passou por minha vida, mesmo que não se trate da pessoa imaginada.

Eu conheço os "cheiros" de cada uma das minhas amigas, sei quado se aproximam. Dos meus amados, "decorava"até o hálito! E o pior é que é verdade... Cada um com seu cheiro. Cheiro de pele; cheiro de perfume; cheiro de vontades...







A minha mãe, por exemplo, tem um cheirinho que é só dela. Mas não é perfume. Refiro-me à sua pele mesmo, cheirinho de mãe! O travesseiro do meu pai por toda a vida também! Sempre teve aquele cheiro esquisito de shampoo anticaspas, rs. Basta me recostar em sua cama que me lembro delee das nossas brincadeiras de antigamente... Ah, tem cheiros que me remetem instantaneamente à infância, assim como aquele sabonete Pheebo ou cheiro de batom da Payot, rsrs... vai entender! Acho que é porque eu quebrava todos os da minha mãe na tentativa de ficar igual a ela, não preciso dizer que nunca dava certo, não é?





Eu também tenho o meu. Posso usar cremes e perfumes variados, mas tenho o meu cheiro. Algumas pessoas gostam do cheiro do meu cabelo... mas aí não tenho tanta propriedade para falar!
Meus irmãos não fogem à regra. As roupas de Maurício reconheço pelo cheiro, ele é viciado em perfumes. Seria ótimo se isso não resultasse em infelizes coincidências, rs... Mas depois eu conto! Rafinha, lembro bem, costumava chegar sempre suado em casa. Exalava cheiro de "Rafa" pelo ar!
A casa da minha avó também uma marca registrada. Passam anos e anos e continua sempre o mesmo cheirinho de casa de "vó"!
Enfim, não conheço nada mais nostálgico do que cheiros e música. Parecem máquinas do tempo! Basta fechar os olhos e senti-los para desfrutar de uma viagem ao passado e deixar a saudade daquela pessoa, daquele momento e daquele lugar fluir...

This entry was posted on 12:36 PM . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

Postar um comentário